top of page

Convidados

Gabriel Nascimento 2_edited.jpg

Prof. Dr. Gabriel Nascimento (UFSB)

​

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Letras Inglês-Português pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia. Membro do projeto de pesquisa/Think Tank dos BRICS intitulado Multilingualism, Linguistic Citizenship and Vulnerability: a comparative focus on South Africa and Brazil entre pesquisadores do Brasil e da África do Sul. Orienta no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz. É autor dos livros Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo (Letramento Editorial), O Maníaco das Onze e Meia (Editora Multifoco) e Este fingimento e outros poemas (Editora García), líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo (UFSB) e membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (NECLES), "Pensamento Negro Contemporâneo" (UFSB) e "Identidades, Letramentos e Emoções no ensino-aprendizagem de línguas e na formação docente" (UnB). É membro do GT em práticas identitárias em Linguística aplicada da ANPOLL. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores de línguas estrangeiras, Racismo no ensino-aprendizagem de línguas, interfaces entre linguagem e racismo e racismo linguístico.

lucia-santaella.jpg

Profa. Dra. Lucia Santaella (PUC-SP)

​

É pesquisadora 1A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUC-SP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Tem 50 livros publicados, dentre os quais 6 são em coautoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 21 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 400 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.

​

Maria Eduarda Giering.jpg

Profa. Dra. Maria Eduarda Giering (UNISINOS) 

​

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Literatura pela Universidade do Vale do Riodos Sinos (1983), graduação em Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Valedo Rio dos Sinos (1981), mestrado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1990) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Fez estágio pós-doutoral na Universidade Paris-IV (2015). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando no curso de letras e no programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Seus estudos têm base na Linguística Textual-Discursiva, na Semiolinguística e na Análise do Discurso Digital. Atua principalmente com os seguintes temas: discurso de comunicação da ciência, discurso midiático, gênerosdiscursivos, gêneros nativos digitais, tecnodiscursividade, linguagem e letramento científico, argumentação.Coordena o Projeto LER: literatura e ciência e faz parte da equipe editorial da revista digital de popularização da ciência Linguarudo.

WhatsApp Image 2021-08-02 at 3.26_edited.jpg

Prof. Dr. Mauricio da Silva (UFF-Instituto de Letras)

​

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente, é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, ensino da leitura, ensino de língua materna, leitura e ensino no Ensino Fundamental e Médio. Em 2020, em razão da pandemia do coronavírus, o professor conheceu ferramentas de edição de vídeo, como otiktok e o vlogit e desenvolveu vários vídeos de no máximo 1(um) minuto sobre aspectos relevantes da língua portuguesa para introduzirem os conteúdos relativos à fonologia, morfologia, sintaxe, leitura e redação de textos. Os materiais estão presentes em dois endereços: no tiktok @maumau33 e no instagram @mauricioda98.

​

raphael-kapa-6714a139.jpg

Prof. Raphael Kapa (Coordenador de Educação da Agência Lupa)

​

É bacharel, mestre e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor de História em instituições de ensino básico no Rio de Janeiro. É consultor pedagógico do Lupa Educação. Como repórter especializado em Educação e Política, já atuou na Band, jornal O Globo e na Agência Lupa. Em 2015, foi vencedor do prêmio ExxonMobil (Esso) na categoria Educação e, em 2017, finalista do prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo (Gabo) na categoria de Inovação. É coautor do livro Educação Midiática: por uma democracia digital.

Tatiana Pequeno.jpg

Profa. Dra. Tatiana Pequeno (UFF- Instituto de Letras)

​

Doutora em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio deJaneiro (UFRJ, 2011), com tese sobre os sentidos políticos da obra de Maria Gabriela Llansol. É professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Literatura do Instituto de Letras e atua sobretudo como professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o grupo de pesquisa "Feminismos, Corpo, Gênero e Sexualidade nas Literaturas de Língua Portuguesa", projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Margarida Losa, da Universidade do Porto. É autora de diversos ensaios e textos críticos, além de ter publicado três livros de poesia: réplica das urtigas (2009), Aceno (2014) e Onde estão as bombas (2019). Foi professora adjunta de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entre 2012 e 2014, tendo sido Gestora do Núcleo de Formação da Pró-reitoria de Extensão da UFRB e vice-coordenadora do Curso de Letras do Centro de Formação de Professores, localizado em Amargosa, no interior baiano. Atua como docente do ensino superior há mais de dezesseis anos e tem experiência como gestora, extensionista, pesquisadora e avaliadora em diversos corpos editoriais acadêmicos, trabalhando principalmente na área de Letras, com foco nas Literaturas de Língua Portuguesa.

​

bottom of page